Poison Study – Opinião

Maria V. Snyder - Poison StudyTítulo: Poison Study (Study #1)

Autor: Maria V. Snyder

Editora: Mira Books

Páginas: 409

Género: Young Adult; Fantasy

Sinopse: Choose: A quick death… Or slow poison…
Yelena has a choice – be executed for murder, or become food taster to the Commander of Ixia. She leaps at the chance for survival, but her relief may be short-lived.
Life in the palace is full of hazards and secrets. Wily and smart, Yelena must learn to identify poisons before they kill her, recognise whom she can trust and how to spy on those she can’t. And who is the mysterious Southern sorceress who can reach into her head?
When Yelena realises she has extraordinary powers of her own, she faces a whole new problem, for using magic in Ixia is punishable by death…

buy the book from The Book Depository, free delivery
Opinião

Este livro conta-nos a história de Yelena, uma rapariga que foi presa por ter cometido um assassínio. No início do livro é-lhe dada uma de duas escolhas, ou sofre a penalização pelo crime que cometeu e é morta ou então é iniciada no treino para ser a provadora de comida/bebida do Commander (chefe militar do território de Ixia). Como era de esperar ela escolhe a segunda opção, ela não quer morrer e é essa vontade enorme que ela tem de sobreviver e viver que tornaram esta personagem e toda a sua história tão interessante.

A Yelena é uma heroína à maneira e não havia forma de eu não gostar dela logo desde o início. Ela tem bastantes inimigos, vindos de várias partes, e em face disso ela põe-se a mexer em vez de se lamuriar. Faz amigos, treina nas artes de luta e aprende tudo o que pode para viver mais um dia. Adorei ler sobre ela, acho que poucas pessoas não gostarão de ler sobre a Yelena e quererem saber mais sobre ela. Todos aqueles poderes dela são interessantes e o facto de ela poder perder o controlo e até morrer se não os controlar ficou bem na narrativa e a mim deixou-me com muita curiosidade para saber de que forma ela vai contornar esse obstáculo, neste primeiro livro tivemos apenas um vislumbre sobre eles e espero que nos próximos a autora desenvolva mais este assunto.
Alguns temas que o livro aborda são um pouco diferentes dos livros que tenho lido, toda a parte dos ensinamentos sobre venenos e espionagem fez-me lembrar os livros da saga do Assassino de Robin Hobb e gostei bastante.

Gostei também de o romance não ter assim muito destaque e por isso mesmo não ser nada precipitado e os sentimentos entre a Yelena e o Valek foram-se desenvolvendo de forma lenta. A parte dele ser mais velho veio dar um toque diferente à história e não ficamos com um romance cliché como tantos Young Adult por aí. Além disso o Valek parece um chato ao início mas caramba, ele não é nada disso, é um super espião, o melhor lutador e está sempre presente quando menos se espera e sempre pronto a salvar a Yelena. Não o subestimem, vão ter uma grande surpresa.

Do que não gostei foi do fim, estava tudo a ir tão bem e de repente a autora mete o turbo e então a parte do romance parece que anda a mil à hora. Foi o único ponto que me fez ranger os dentes porque o livro estava a ser muito bom.

Em suma, é um livro que vale mesmo a pena ler, percam tempo a lê-lo e percam-se nele. As personagens estão bem trabalhadas, o mundo criado foi bem desenvolvido e a Yelena e o Valek são uma delícia. Já tenho o segundo cá em casa e já está na lista para ler.

goldgoldgoldgoldhalf

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s