Glass Sword – Opinião

Victoria Aveyard - Glass Sword

Título: Glass Sword (Red Queen #2)

Autor: Victoria Aveyard

Editora: Orion

Páginas: 464

Género: Young Adult; Fantasy; Dystopia

Sinopse: Mare’s blood is red – the colour of common folk – but her Silver ability, the power to control lightning, has turned her into a weapon that the royal court tries to control.
The crown calls her an impossibility, a fake, but as she makes her escape from the prince and friend who betrayed her, Mare uncovers something startling: she is not the only one of her kind.
Pursued by the Silver king, Mare sets out to find and recruit other Red and Silver fighters to join in the struggle against her oppressors.
But Mare finds herself on a deadly path, at risk of becoming exactly the kind of monster she is trying to defeat. Will she shatter under the weight of the lives that are the cost of rebellion? Or have treachery and betrayal hardened her forever?

buy the book from The Book Depository, free delivery
Opinião

Este segundo livro começa logo a seguir ao que se passou no anterior, não há nenhum avanço no tempo. Ao longo de todo ele são apresentadas muitas personagens novas, umas com mais relevância do que outras, conhecemos um bocado melhor a hierarquia da resistência e vemos como é que eles operam e são introduzidas mais pessoas como a Mare. O Maven não aparece muito mas quando aparece tem sempre bastante importância na história, acho que a Mare ainda tem uma réstia de esperança de que ele não seja assim tão mau e ainda gosta dele, disso não há dúvidas.

Não gostei tanto deste livro como o primeiro, na minha opinião a autora pecou por exagerar nas emoções que queria transparecer cá para fora. A atitude da Mare variou bastante, nuns momentos estava toda convencida que era muito poderosa e podia derrotar quem lhe fizesse frente e depois vemos a autora a dar a ideia que a Mare é uma coitadinha porque ninguém a apoia e ninguém a compreende e vai ter de fazer tudo e vai acabar por ficar sozinha. Acho que foi um pouco forçado, se era para ter pena dela e simpatizar com a situação em que ela estava… em mim não surtiu esse efeito.

Também não gostei da atitude dela com o irmão do Maven, o Cal, na minha opinião ela estava a usa-lo só para esquecer o Maven, acho mesmo que ela não gosta dele.

Uma coisa que tornou esta leitura mais monótona foi o facto de grande parte do livro ser a relatar como é que eles iam resgatar os outros Reds com poderes, sempre a mesma coisa e depois detalhar o que cada um fazia. Até percebo que seja importante ter esta informação para futuro mas a forma como foi feita tornou a leitura lenta.

Como este livro é do ponto de vista da Mare, as outras personagens não têm muito tempo de antena, de qualquer das maneiras gostava que elas fossem mais bem desenvolvidas. A autora podia ter feito tanto com elas, mas como acabou por introduzir tantas novas não conseguiu dar-lhes a devida atenção.

Gostei de ler mais sobre a resistência e aqueles gémeos que apareceram mais para o fim deixam muitas questões no ar e espero que voltem a aparecer no próximo livro. Gostei do irmão da Mare, Shade, ele é leal e faz tudo o que pode e ainda excede as suas capacidades para lutar por aquilo em que acredita.

Adorei a forma como acabou, aquele final deixa tanto em aberto e estou muito curiosa para ver como é que a autora vai desenvolver a história entre estes 2, estou curiosa e com algum receito à mistura. Esperar para ver.

Sendo assim, achei este livro mais fraco do que o primeiro (opinião), a autora deu mais importância à Mare e as outras personagens eram muitas vezes retratadas como as más da fita e isso cansou-me, não fez sentido. Ficamos com a Mare que é uma rapariga muito especial e tem todo o direito de antena e as outras personagens muito superficiais. De qualquer das maneiras eu quero saber o que se vai passar a seguir e de certeza que vou ler o terceiro livro, espero é que seja melhor do que este 🙂

goldgoldgoldgoldgray

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s