Cinder – Opinião

Marissa Meyer - CinderTítulo: Cinder (The Lunar Chronicles #1)

Autor: Marissa Meyer

Editora: Puffin

Páginas: 387

Género: Young Adult; Dystopia; Fairy Tale

Sinopse: Humans and androids crowd the raucous streets of New Beijing. A deadly plague ravages the population. From space, a ruthless lunar people watch, waiting to make their move. No one knows that Earth’s fate hinges on one girl.
Cinder, a gifted mechanic, is a cyborg. She’s a second-class citizen with a mysterious past, reviled by her stepmother and blamed for her stepsister’s illness. But when her life becomes intertwined with the handsome Prince Kai’s, she suddenly finds herself at the center of an intergalactic struggle, and a forbidden attraction. Caught between duty and freedom, loyalty and betrayal, she must uncover secrets about her past in order to protect her world’s future.

buy the book from The Book Depository, free delivery
Opinião

Neste livro é-nos contada a história de Cinder, uma rapariga cyborg que está nas mãos da madrasta e tenta viver às custas do trabalho como mecânica. Este é um mundo povoado por humanos e androides e alguns cyborgs e além de existir vida na Terra, existe um povo a viver na Lua, que são chamados Lunares.

De salientar que este livro é um retelling da história da Cinderela e existem muitas coisas semelhantes entre eles. Todos os livros desta série são uma visão diferente da autora sobre cada um dos famosos contos de fadas. O segundo livro é sobre o Capuchinho Vermelho, o terceiro sobre a Rapunzel e o quarto é sobre a Branca de Neve. A autora cria um mundo totalmente novo e futurista em que todas as personagens acabam por interagir para poderem derrotar a “rainha má”.

Em relação à história fiquei com muita pena de todo este mundo, que parece ser bastante complexo, não ter tido muita atenção. Sabemos que já se passaram 126 anos desde a 4ª guerra mundial e que agora os humanos interagem com androides e têm tecnologia bastante avançada. Sabemos que existe um povo na Lua que é diferente dos humanos na Terra e que podem ser portadores de uma doença que mata qualquer humano em pouco tempo, sendo que eles são imunes. De resto não aprofunda muito mais, eu gostava de saber de onde veio aquelo povo da Lua. Já lá estavam ou foram para lá a partir da Terra e evoluíram? O que aconteceu para ter havido mais duas guerras mundiais? Alguma delas foi com os Lunares? Tanto pano para mangas e a autora não aproveitou lá muito bem.

Em relação às personagens eu adorei a Cinder, pragmática, razoável, sabe o que tem de fazer e não fica de braços cruzados. Adorei ler sobre ela e fiquei com muita vontade de continuar a ler a história dela. A revelação que lhe foi feita no fim já era de prever desde o meio do livro mas mesmo assim a história não ficou mal mas eu quero saber mais sobre ela, as raízes dela, o que realmente se passou e como é que ela acabou por vir parar aquela família. Espero mesmo que os próximos livros contem mais sobre isso.

O resto das personagens também estão bem e gostei do papel que elas desempenharam na história mas aparece sempre o mesmo problema, fiquei sempre com a ideia que faltava qualquer coisa, na minha opinião elas eram foram retratadas de forma um pouco superficial, podiam ter sido mais desenvolvidas e a autora podia ter aproveitado todo o potencial delas.

Resumindo, gostei muito deste livro, gostei deste mundo criado pela autora (embora pudesse ter disso muito mais detalhado), adorei a Cinder e espero comprar os próximos livros ainda este ano para os ler. A vantagem desta série é que está bastante avançada e assim não é necessário estar à espera 1 ano para poder continuar a ler. Foi sem dúvida uma leitura bastante agradável e espero que os próximos continuem a ser assim.

goldgoldgoldgoldgray

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s