Balanço Leituras 2015

Mais um ano que passou e embora as leituras não fossem tantas como as que queria também não foram assim tão más.

Li 105 livros, mais do que no ano passado, dá uma média de 8,8 livros por cada mês. Isto tudo num total de 25994 páginas.

Desses 105 livros, 12 são em português e 93 em inglês. Em formato papel li 52 e em ebook li 53, uma coisa que nunca me tinha acontecido, ler mais ebooks do que papel, embora a culpa seja dos freebies da amazon 🙂

Dentro desses todos, o livro com mais páginas foi All I’ve Never Wanted da Ana Huang com 626 e o livro com menos foi Call of Shadows de Terry Maggert com 8 páginas.

Os meses não foram todos iguais, uns foram bons outros nem por isso. Os melhores meses foram Fevereiro e Março, em que li 12 livros mas o mês em que mais páginas li foi em Maio, com 3182. Os piores meses foram Agosto e Outubro em que li apenas 5 livros, não havia mesmo tempo e Outubro foi também o mês em que li menos páginas, só 715.

Em relação às compras não há muita diferença em relação ao ano passado, comprei e comprei e depois não li metade 😦 Em relação aos ebooks perdi a conta em Maio, foram tantos que nem sei 😛 Em formato papel, que continua a ser o meu preferido, comprei 117 livros, 37 em português e 80 em inglês.

Em relação às editoras eu tenho olhado com mais atenção para elas, até porque quando começo uma série prefiro que os livros sejam todos do mesmo tamanho e formato. Das editoras portuguesas a que mais li foi a Saída de Emergência com 8 livros, continua a ser a minha editora preferida e pelo que vi dos lançamentos vai continuar a ser. Das inglesas a Bloomsbury com 6 e a Quercus com 5.

Como é óbvio eu tenho os meus autores preferidos sempre na lista de compras mas vão aparecendo novos e os livros são tão bons que também eles entram para essa lista. Este ano consegui ler 45 novos autores, nada mau. Muitos são para esquecer, outros vou dar um hipótese e claro que existem novos que eu já os marquei. Vou falar disso noutro post.

Dos autores mais lidos temos como sempre a Nora Roberts com 7, Cameron Jace com 6 (sendo ebooks pequeninos que eu li bastante rápido), Lili St. Crow com 5 (comecei e acabei a série) e por fim temos com 4 livros, Autumn Kalquist (uma autora que merece atenção), Ilona Andrews (das minhas preferidas) e Sarah J. Maas (outra autora de topo).

Dos géneros mais lidos destacam-se os Romances com 19 e a Fantasia com 18 livros e se contarmos com os livros que misturam fantasia com vampiros ou anjos ou contos de fadas, esse número sobe para 49. Dos menos lidos tive géneros como mistério e romance histórico (como é que é possível? Eu adoro estes livros 😦 )

Os livros mais lidos, tendo em conta a idade do público alvo, continuam a ser os Young Adult com 63, seguem-se os Adult com 40 e os New Adult com apenas 2.

2015 também foi um ano recheado de séries, comecei 31 novas (se bem que muitas delas não vou voltar a lê-las), continuei de anos anteriores 12, consegui acabar 6 e ainda comecei e acabei, tudo no mesmo ano, outras 6 séries. Por isso, stand alones não li muitos 😛

No próximo post irei fazer um apanhado com os melhores e os piores de 2015.

 

 

Leave a Reply

