The Institute – Opinião

Kayla Howarth - The Institute

Título: The Institute (The Institute#1)

Autor: Kayla Howarth

Editora: Kindle

Páginas: 228

Sinopse: Allira Daniels will do anything to keep her brother safe from the fate of the Institute. They say it’s to help the Defectives, to protect them, to save them from themselves. But really, the Defectives are trapped; segregated from regular society.
Allira’s brother Shilah is not dangerous like everyone assumes all Defectives are. He just knows things before they happen, and Allira knows that if anyone finds out, they will turn on the entire Daniels family. They can’t let that happen, so they play the family rule of being invisible. They try to blend in at school, try not to draw unnecessary attention to themselves.
But when Allira witnesses a car accident, that critically injures two of her classmates, one of whom she has had a crush on since they first met, her dad’s warnings and rules are tossed aside.
The Institute agents start closing in and Allira is running out of options. She will do what it takes, but is it enough?

Opinião

A história deste livro passa-se num mundo devastado por uma doença que matou quase toda a gente. Os que ficaram tiveram de impor regras para tentarem sobreviver.

O problema foi que a partir do aparecimento dessa doença começaram a surgir pessoas com capacidades/poderes fora do normal, tipo superpoderes, chamando-se Defectives.

Nesse sentido foi criada uma instituição, “The Institute”, que recolhe (captura) quem tem estes poderes, dizendo que eles estão melhores nessas instalações do que cá fora. Claro está que quem tem estes poderes ou se entrega de boa vontade ao Instituto ou então são procurados e levados à força.

Este livro anda à volta da personagem principal, Allira, que tem um irmão mais novo que é Defective e ela e o pai têm feito de tudo para ele não seja levado para o Instituto. Ao longos dos anos eles foram-se mudando de cidade para cidade e tentaram sempre passar despercebidos. No meio disto andam pessoas a desaparecer. Será que foram levadas pelo instituto? Ninguém sabe.

Com alguma trama e drama à mistura, a Allira vai parar ao Instituto. Lá ela fica a saber o que acontece realmente nas instalações e fica chocada (e eu também). O irmão dela também é levado para lá e eles têm de se adaptar à vida nova.

Em relação à Allira eu gostei muito dela, é uma miúda que teve de adaptar a sua vida em função de proteger o irmão. Tudo o que ela faz, ou pensa em fazer, tem sempre em conta o irmão, sempre em constante medo de que o irmão possa ser descoberto. Ela é uma personagem consistente e coerente naquilo que faz, é forte e sabe o que quer e não anda ao sabor do vento. Quando vai para o instituto e lhe tentam fazer uma lavagem cerebral ela não quebra com duas tretas e luta por aquilo em que acredita.

O irmão dela, Shilah, deixa-se levar pelas ideias do instituto mas depois da Allira lhe abrir os olhos, acho que ele começa a perceber as coisas como elas são.

Tate é o melhor amigo que todos queremos, e ajudou tanto a Allira que eu adoro-o. Será que ele vai ficar sempre na prisão? Espero mesmo que não, ele merece vir cá para fora.

O Drew, o amor/ódio da Allira, eu também quero odiá-lo mas não consigo fazê-lo totalmente. Eu não concordo com o que ele fez mas até certo ponto compreendo. Tal como a Allira, ele faz tudo pela família.

O Chad foi uma surpresa, ao inicio não lhe achava piada, sempre de má cara, mas ele começa a dar-se melhor com a Allira e ajuda-a e, tudo o que pode. Será que entre eles se vai passar alguma coisa? Estou à espera para ver.

Este livro foi sem dúvida uma agradável surpresa. Adorei o mundo criado, é novo e muito bem imaginado, consegue-se facilmente entrar neste contexto e sentir o que as personagens sentem. Pessoalmente senti um profundo ódio para com algumas das personagens e todas aquelas políticas e mentiras conseguiram com que eu sentisse um profundo sentido de injustiça. Adorei as personagens, são completas e consegue-se sentir empatia com elas. Estou com muita vontade de ler os próximos livros.

Esta autora está de parabéns por este primeiro livro fantástico, é um dos favoritos de sempre.

goldgoldgoldgoldgold

Advertisements

One thought on “The Institute – Opinião

  1. Pingback: Wishlist #9 | Anita Days

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s