The Book of Ivy – Opinião

amy engel - the book of ivy

Título: The Book of Ivy (The Book of Ivy #1)

Autor: Amy Engel

Editora: Entangled Teen

Páginas: 304

Sinopse: After a brutal nuclear war, the United States was left decimated. A small group of survivors eventually banded together, but only after more conflict over which family would govern the new nation. The Westfalls lost. Fifty years later, peace and control are maintained by marrying the daughters of the losing side to the sons of the winning group in a yearly ritual.
This year, it is my turn.
My name is Ivy Westfall, and my mission is simple: to kill the president’s son—my soon-to-be husband—and restore the Westfall family to power.
But Bishop Lattimer is either a very skilled actor or he’s not the cruel, heartless boy my family warned me to expect. He might even be the one person in this world who truly understands me. But there is no escape from my fate. I am the only one who can restore the Westfall legacy.
Because Bishop must die. And I must be the one to kill him…

Opinião

Este livro retrata a história de um país que ficou devastado pela guerra e pela utilização de bombas atómicas, que destruíram tudo. A partir dos destroços há um grupo de pessoas lideradas pelo avô da protagonista, Ivy, que conseguem começar a construir uma vila/cidade desde o zero. O problema é que chega outro grupo, liderados pelo avô do Bishop, e é esse novo grupo que ganha a liderança e as coisas ficam azedas entre estas 2 famílias. A família da Ivy sempre guardou rancor contra os Lattimer e querem a todo o custo voltar a mandar na cidade.

À primeira metade do livro dou 4 estrelas, achei o ritmo muito parado e as coisas estavam a custar a desenvolver.

À segunda metade dou 5 estrelas, o ritmo foi acelerando, foram descobertas algumas verdades que deixaram a nossa protagonista a pensar que afinal a vida dela tinha sido construída à volta de mentiras.

Em relação às personagens, temos a Ivy, é uma rapariga que sempre acreditou em tudo o que o pai e a irmã lhe diziam, nunca questionou as ideias e as ordens deles. A família dela tinha sofrido injustamente às mãos dos Lattimer e eles tinham de pagar por isso. Tudo o que eles diziam correspondia, para ela, à verdade absoluta. Ainda bem que aparece o Bishop para a fazer duvidar de todas essas ideias. Ela finalmente começa a ver que afinal o mundo não é tão a preto e branco e tem muitas tonalidades de cinza. Finalmente ela começa a perceber que numa história há sempre 2 versões do aconteceu e não apenas uma.

A relação entre eles os dois vai evoluindo muito devagar, ele gosta dela mas ela tem medo de se aproximar, porque põe em causa tudo o que a família dela lhe incutiu. Mas ela vai lutar por aquilo que acredita e dá-me um orgulho enorme vê-la a evoluir desta forma.

No fim do livro fiquei revoltada com a família dela, depois de tudo o que ela fez e passou para ter sempre a aprovação deles, eles acabam por ignorá-la e “lavam as mãos” do assunto como se ela não fosse nada. Só queria desfazer a cara da irmã dela, como é que é possível ser-se tão sonsa? Que ódio. A Ivy acaba por sacrificar muito e fiquei com o coração desfeito.

Em relação ao livro e à história, gostei muito de o ler, a escrita é fluída, lê-se muito bem e quando chegamos à segunda metade do livro nem damos pelo tempo passar. A história pôs-me a pensar que não é só nos livros ou filmes que acontecem este tipo de lavagens ao cérebro. A miúda foi massacrada com estas ideias desde pequena, ela só conhecia aquela verdade. Hoje em dia, por todo o mundo, isto acontece, é uma temática muito real e isso mete medo.

Aconselho vivamente a lerem este livro, de certeza que chegam ao fim e vão pensar “bolas…como é possível que tenha acontecido isto”. Só tenho pena que o próximo livro só saia em Novembro.

goldgoldgoldgoldhalf

Advertisements

One thought on “The Book of Ivy – Opinião

  1. Pingback: Pelo Correio #27 | Anita Days

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s